Para agilizar o processo de desenvolvimento de aplicações foi criado nos anos 80 o modelo RAD (Rapid Application Development).

Essa “forma” de programar permitia muito mais agilidade na hora do desenvolvimento, dividido em 5 fases ele conseguiria dar muito mais rapidez ao desenvolvimento de uma aplicação de qualquer natureza.

Como citado acima, o RAD se divide em 5 fases sendo elas:

  1. Modelagem do Negócio: Toda a análise negocial acontece nessa fase, as dúvidas e processos que o sistema irá gerir são levantados e desenhados aqui;
  2. Modelagem de Dados: Nessa fase é desenhada toda a estrutura de dados da aplicação, nela é analisadas questões relacionados a relacionamento de tabelas, por exemplo;
  3. Modelagem de Processo: Nessa fase se desenham todas as regras de modificação, alteração, exclusão e qualquer mudança de estado de objetos que irão se relacionar entre si;
  4. Geração da Aplicação: Nessa fase se inicia o processo de desenvolvimento em si, a ideia principal do RAD é aproveitar ao máximo componentes já utilizados para que hajam ganhos consideráveis em matéria de tempo no projeto;
  5. Testes e modificação: Nessa fase são realizados testes de fluxo e correções quando necessário, como o RAD trabalha em cima da ideia de reuso, muitos componentes já foram testados em outro momento e com isso essa fase acaba sendo bastante otimizada.

Analisando o RAD percebemos o quanto de ganho podemos obter utilizando essa metodologia, mas é importante ressaltar.

O RAD só consegue ser implementado em um projeto de desenvolvimento se a ferramenta de desenvolvimento permitir isso, a questão de reuso de código está totalmente atrelada a esse fator.

Por isso, quem precisa utilizar o RAD em projetos de desenvolvimento pode contar com o ScriptCase. A gama de componentes presentes e já testados no Scriptcase é muito grande e graças a isso ele é considerado uma ferramenta própria para RAD.

Quer conhecer mais sobre o Scriptcase? Então acesse a página Curso ONLINE Scriptcase e comece hoje mesmo a dar seus primeiros passos.

Compartilhe este post

Você pode gostar de…

Te pagam pelo seu sistema ou pelo seu código?

Para todos aqueles que desenvolvem sistemas e softwares todos os dias durante o trabalho, você...

Mas afinal o que é Business Intelligence?

Com certeza você já deve ter ouvido sobre essa expressão, BI ou Business Intelligence, a questã...

Características importantes para um Desenvolvedor Web

Talvez em algum momento você já tenha se perguntado quais seriam as habilidades necessárias para...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.