Quem trabalha com banco de dados com toda certeza já esbarrou em um SQL Server, esse banco de dados poderoso foi criado pela gigante Microsoft e já nas suas primeiras versões surpreendia por conta de todos os seus atributos.

Em parceria com a Sybase, a Microsoft criou um dos melhores banco de dados existentes no mundo.

Graças a sua capacidade de armazenamento e retorno de informações o SQL Server se tornaria rapidamente um dos bancos de dados mais utilizados no mercado.

A história do SQL Server começa efetivamente em 1995 quando é lançado o SQL95 em dezembro daquele ano, em seguida esse poderoso banco de dados teria uma nova versão no ano 2000.

Com a virada do milênio a Microsoft não perdeu tempo e lançou em agosto do ano 2000 o SQL Server 2000 sendo considerado por muitos na época um grande marco no que dizia respeito a processamento de dados.

Com o sucesso do SQL Server 2000, cinco anos depois nasce o SQL Server 2005 onde toda a interface gráfica foi alterada além de funcionalidades importantes que tiveram melhorias sentidas por todos na época.

Só que esse delay de 5 anos para atualização acabaria com a chegada do SQL Server 2008 que nada mais era do que uma versão mais aprimorada do SQL Server 2005, obviamente com algumas features novas e principalmente uma facilidade maior de conexão com outras plataformas de desenvolvimento.

Atualmente o SQL Server está na versão 2012 (SQL Server 2012) e conta com diversas funcionalidades que realmente fazem a diferença quando o assunto é banco de dados, confira abaixo:

  • Basic OLTP
  • Programmability (T-SQL, Data Types, FileTable)
  • Manageability (SQL Server Management Studio, Policy-based Management)
  • Basic High Availability
  • Basic Corporate BI (Reporting, Analytics, Multidimensional Semantic Model, Data Mining)
  • Basic Data Integration (Built-in Data Connectors, Designer Transforms)
  • Self-Service Business Intelligence (Alerting, Power View, PowerPivot for SharePoint Server)
  • Advanced Corporate BI (Tabular BI Semantic Model, Advanced Analytics and Reporting, VertiPaq™ In-Memory Engine, Advanced Data Mining)
  • Enterprise Data Management (Data Quality Services, Master Data Services)
  • Advanced Data Integration (Fuzzy Grouping and Lookup, Change Data Capture)
  • Advanced Security (SQL Server Audit, Transparent Data Encryption)
  • Data Warehousing (ColumnStore Index, Compression, Partitioning)
  • Advanced High Availability (Multiple, Active Secondaries; Multi-site, Geo-Clustering)

Essas features estão presentes na versão mais avançada do SQL Server 2012 (Enterprise), porém existem duas outras versões que possuem menos opções, a Business Inteligente e a Standard e consequentemente tem menor custo.

sql server

O grande empecilho que faz com que algumas empresas não optem pelo SQL Server é a questão de licenças já que hoje existem outros bancos de dados gratuitos, mas se pararmos para analisar uma grande aplicação, por exemplo, a falta de suporte personalizado pode comprometer o resultado final.

Quem adquire o SQL Server conta com toda a equipe de suporte da Microsoft e também com diversas atualizações e melhorias para a versão, isso faz com que a compra do SQL Server valha muito a pena.

SQL Server pode fazer muito por você, assim como o Scriptcase. Quer saber mais sobre nossa fantástica ferramenta de desenvolvimento WEB?

Então acesse nossa página Curso ONLINE Scriptcase e comece hoje mesmo a dar seus primeiros passos.

Compartilhe este post

Você pode gostar de…

Te pagam pelo seu sistema ou pelo seu código?

Para todos aqueles que desenvolvem sistemas e softwares todos os dias durante o trabalho, você...

Mas afinal o que é Business Intelligence?

Com certeza você já deve ter ouvido sobre essa expressão, BI ou Business Intelligence, a questã...

Características importantes para um Desenvolvedor Web

Talvez em algum momento você já tenha se perguntado quais seriam as habilidades necessárias para...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.