30% OFF para compra e renovação. Comprar agora

VPS por sua sigla em Inglês Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado, é cada divisão dentro de um servidor físico também comumente conhecido como máquinas virtuais. É recomendado principalmente para quando um site precisa de: potência, privacidade, segurança, controle estatístico e outras questões técnicas; semelhante ao que é conseguido com um servidor dedicado apenas a um custo menor.

Máquina virtual

A máquina virtual em si não é um conceito novo, mas é um sistema que atualmente é muito popular em serviços de hospedagem de sites e até mesmo em ambientes de sistemas dentro das empresas.

Em termos simples: é um servidor físico composto de um determinado hardware dividido em várias partições. Cada partição é composta de recursos limitados, a soma das subdivisões não pode ser maior que o recurso do servidor físico além de que os programas que são executados em cada máquina virtual podem usar apenas os recursos de seu servidor virtualizado como se fossem máquinas completamente independentes ou até mesmo como computadores reais. Havendo a possibilidade de definir de uma maneira particular e independente qual sistema operacional será executado nele, por sua vez, haverá suporte pelo servidor subjacente. Ou seja, eles compartilham a localização física, mas não compartilham nenhum recurso (CPU, RAM, HDD, etc.) ou software. Cada VPS é um servidor independente.

Cada VPS é completamente separado dos outros servidores virtuais. Possui uso reservado de capacidade de armazenamento, RAM e processador, possui configuração própria de sistema operacional, serviços, aplicativos, bibliotecas, painel de controle, etc. E sua operação não interfere com os outros VPS instalados no mesmo servidor.

O cliente pode decidir os programas que serão executados em sua máquina virtual, portanto, este produto é especialmente recomendado para empresas de design e especialistas em programação da Web.

Com o VPS a independência de recursos de uma máquina é alcançada exclusivamente para um cliente de um servidor compartilhado por outros clientes, é praticamente um servidor dedicado dado que o resto dos clientes não pode consumir os recursos reservados para outras máquinas virtuais.

 

Quando escolher: um servidor dedicado, um VPS e / ou uma hospedagem compartilhada?

Um servidor dedicado é cem por cento nosso com todos os recursos a nível de hardware e software, por sua vez, existem várias formas de disponibilizar este servidor dedicado na Internet, quer através de alojamento num centro de dados, quer montando nas suas próprias instalações. A inconveniência deste tipo de serviço é o alto custo, mas se o custo não é um impedimento para os nossos projetos, esta é a melhor opção.

Agora, se uma variável importante em nossos projetos é o custo e precisamos de uma opção maior do que uma hospedagem, mas não poderíamos contar com um servidor dedicado, o VPS é a melhor alternativa. Basicamente teremos algo superior a uma hospedagem e muito parecido com um servidor dedicado cuja principal característica é a sua independência, característica compartilhada com o VPS.

Em experiências comprovadas baseadas em sistemas de tráfego médio no Scriptcase com a seguinte configuração do VPS eles deram resultados estáveis:

Processador: 2-core com 2 Ghz

MEMÓRIA RAM: 2GB.

DISCO RÍGIDO: 20 GB.

Sistema Operacional: Linux Centos 6,5 x 86_64 bits.

 

Destacamos alguns recursos

  • Independência de hardware e software (de outro VPS instalado no mesmo servidor)
  • Configuração do sistema operacional, programas, etc.
  • Você pode instalar e reinstalar o sistema operacional conforme necessário, mesmo se puder alterar versões e distribuições no caso do Linux (*)
  • Acessar como root via SSH (*)
  • Reinício da máquina virtual.
  • Acesso a melhores e maiores estatísticas de uso.
  • Acesso em tempo real ao uso de recursos.
  • Expansão de recursos sob demanda (**)
  • A operação do hardware em si é de responsabilidade do provedor.
  • É multi domínio (*)

(*) Dependendo do provedor e dos planos contratados, alguns oferecem mais ou menos recursos e controles no VPS.

(**) Às vezes temos altas temporadas de alto tráfego, poderíamos expandir os recursos e abaixá-los novamente quando necessário.

Você pode gostar de…

Usando Biblioteca Externa para montar DataGrids em formulários e Report PDF

Nesse artigo vamos apresentar uma classe externa em php desenvolvida exclusivamente para usar com Sc...

LESS CSS – O que é e como Otimizar seu CSS

O LESS CSS foi criado para otimizar o código CSS e sua tradução é MENOS CSS. Essa ferramenta ...

Segurança e compatibilidade do site

Segurança e compatibilidade do site Aqui estão alguns comentários sobre segurança de site...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.