Macros no Scriptcase é algo parecido a criação de funções na linguagem de programação PHP, nada mais é que uma sequência de comandos previamente configurados pelos nossos desenvolvedores. O Scriptcase possui mais de 150 macros criadas para ajudá-lo a inserir as suas próprias regras de negócios.

Você pode verificar a lista completa de macros neste link

 

Redirecionando de um formulário para uma consulta

Neste exemplo, usaremos ambas as macros para redirecionar de uma aplicação de formulário (usando a tabela “order_detail”) para uma aplicação grid (usando a tabela ‘order_detail’), vamos usar a macro sc_redir para chamar a aplicação grid passando a chave primária como parâmetro para filtrá-la, e vamos a macro sc_apl_conf para alterar a aplicação grid para configurá-la para mostrar um número específico de linhas por página.

A macro sc_redir é comumente utilizada quando há uma necessidade de fazer um redirecionamento de uma aplicação para outra.

A macro sc_apl_conf é usada quando é preciso mudar as propriedades de uma aplicação, por exemplo, abrir um formulário no modo de adição ou alterar o número de linha de uma grid de forma dinâmica.

Inicialmente teremos um botão para redirecionar o usuário final do formulário para a grid, com a chave primária sendo passada como parâmetro (campo orderid).

 

Agora que o botão redirecionamento está feito, temos que configurar o recebimento do parâmetro de redirecionamento na grid, na opção “SQL” do Scriptcase, e faremos uma clausula ‘WHERE’ e declarar a variável com o redir feito no formulário, que foi transformado em uma variável global.

Agora vamos usar a macro sc_apl_conf para forçar a aplicação a exibir apenass um registro por página na grid.

 

No formulário, vamos selecionar um registro, verificar a chave primária, e apertar o botão para redirecionar o detalhe que fizemos.

E no detalhe, nós temos apenas os registros que têm a mesma chave, e usamos a macro sc_apl_conf para configurar a aplicação para mostrar apenas um registro, que será este:

Outro exemplo do uso das macros sc_redir e sc_apl_conf

Ambas as macros sc_redir e sc_apl_conf têm outras características além daquelas que já mencionamos anteriormente. Podemos usar a macro sc_redir redirecionada de uma aplicação para um site também. Por exemplo:

E podemos usar a macro sc_apl_conf para iniciar um formulário de aplicação já no modo de inserção (novo), usando-o no evento OnApplicationInit.

 

 

Saiba mais sobre este e outros recursos que o Scriptcase oferece. Você já conhece o Scriptcase? Baixe agora a versão gratuita da nossa ferramenta e descubra um mundo de novas possibilidades.

 

Você está pronto? Aproveite o Scriptcase hoje.

Aproveite a melhor e mais eficiente ferramenta de desenvolvimento web baseado em banco de dados. Um poderoso gerador PHP para desenvolver sistemas completos de forma segura e rápida, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Teste online Baixe e teste por 20 dias

 

Você pode gostar de…

Scriptcase e os Web services

Nesta oportunidade estarei explicando como trabalhar com web services dentro do scriptcase, diretame...

Scriptcase usa MVC?

Talvez você em algum momento já possa ter pensado sobre essa questão,”será que o Scriptcase us...

Como implementar A2F usando desenvolvimento próprio em NodeJS em uma aplicação Scriptcase

No artigo anterior falamos sobre A2F com o Swivel como ferramente externa para integrar nossas aplic...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.