Destaco aqui algumas fortes tendências de ti e de desenvolvimento web para 2019, programação e perfil profissional para área de TI.

Um novo ano se inicia, nesse momento é importante começarmos com pé direito, para você que não quer ficar para trás das novidades, é essencial estar a par de todas as tendências apontadas como potenciais motores de dinamismo e diferenciação no mercado tecnológico. Sendo assim, trago algumas tendências latentes para o próximo ano que merecem atenção:

 

1 – Ascensão das Linguagens de programação

Foi tido como tendência para o ano de 2018, e como já era previsto, algumas linguagens de programação continuarão em ascensão como preferência dos programadores em 2019.

A linguagem Java, que é fortemente utilizada no ambiente corporativo e já carrega  consigo um repertório de bibliotecas bem estruturadas e maduras, provavelmente tenderá a se manter no topo como a linguagem mais utilizada.

No entanto, vale destacar o nítido crescimento da preferência de uma imensa gama de programadores pelo JavaScript, tanto do lado do cliente quanto do servidor. Muito disso porque é considerada a linguagem ideal para aqueles que têm interesse em desenvolvimento de páginas web interativas, e que seja suportada pelos principais tipos de navegadores.

O PHP também merece seu lugar de destaque ao sol, isso porque mais de 80% dos websites usam PHP. Sempre foi um das linguagens mais fortes, e com a atualização para a versão 7, onde trouxe muitas mudanças no quesito desempenho, significativamente aprimorado, e menor uso de memória. O que se viu foi um fortalecimento da sua funcionalidade e acréscimo da sua utilização pelos desenvolvedores, criando uma expectativas paras as próximas versões.  

Outra linguagem importante que também merece destaque, é o Python, que é considerado tendência também a um bom tempo, apesar de ter seus mais de 30 anos de existência, continua sendo uma boa pedida, especialmente em aplicações big data e machine learning. Isso se dá muito por ser considerada uma linguagem de fácil compreensão e desenvolvimento.

java-javascript-php-python-logo

2 – PWA e Chatbot

PWA é a sigla pra Progressive Web Apps, já surgiu a um bom tempo, no entanto só foi alvo de atenção quando se começou a ter um maior interesse na análise comportamental dos clientes online. A PWA é uma metodologia de desenvolvimento de software que tem seu funcionamento baseado em JavaScript, CSS e HTML, e tem basicamente os objetivos de descomplexificar o processo interativo do usuário com a plataforma, assim como, o envolvimento entre ambos, o que implica diretamente no quesito vendas.

Chatbot, que são basicamente interfaces de texto extremamente versáteis. Apesar de não ser necessariamente algo de 2019, nos últimos anos se identificou uma crescente evolução, principalmente em 2018 com o chatbot baseado em redes neurais e inteligência artificial, mostrando uma significativa importância contributiva no quesito comunicação virtual.

chatbot-exemple

 

3 – One Page website

As páginas únicas são outra latente tendência de desenvolvimento web para o ano de 2019, isso porque cada vez mais os usuários buscam simplificação e facilidade de busca/ obtenção de informações dentro do ambiente virtual. Absolutamente qualquer tipo de dificuldade encontrada pelo usuário, seja em redirecionamentos desnecessários, ou problemas de navegação, podem ser tidos como motivos para abandono e desistência da compra.

Por isso essas aplicações em páginas únicas, onde toda a informação é exposta para o usuário de forma assertiva, limpa e completa, tem se tornado uma tendência para os desenvolvedores web. Para os próximos anos, um trabalho de UX design dentro desse sentido, fará com websites de páginas únicas entreguem resultados com sucesso.

one-page-webiste

 

4- Big Data

Sei que pode parecer bem clichê falar sobre isso, já que big data vem sendo comentado como tendência nos últimos 10 anos, mas reafirmá-lo como tendência para 2019 é inevitável, isso porque não dá para não reconhecer a importância dos dados.

A onda de coleta de grande montantes de dados por empresas dos mais diversos setores é cada vez mais comum, ao passo que, muitas dessas empresas não sabem muito bem o que fazer com toda essa quantidade de dados. Daí surge a necessidade de profissionais que saibam trabalhar nesse contexto, por isso, a gestão orientada por dados deve continuar a se consolidar como tendência nesse próximo ano.

big-data

 

5 – Blockchain

Tem se tornado um tema quente na área de tecnologia, funcionando como uma espécie de ‘livro contábil’, ou seja, é uma tecnologia que permite o registro, validação e verificação de transações. Muito conhecido pela sua aplicação por trás do Bitcoin, essa tecnologia caminha numa tendência de exportação para outros possíveis contextos, como área de saúde ou cartórios por exemplo.

Vale a pena atentar-se a essa tendência, já que ela permite que haja um registro completo da circulação dos dados, resultando num acréscimo nos quesitos segurança e confiabilidade.

 

6 – Mobile Only

Com a modificação na forma de interação e comunicação no universo digital, o acesso a internet móvel se tornou consideravelmente superior ao desktop. Exatamente por isso, a responsividade aos mais variados dispositivos se tornou fator obrigatório.

Isso para que se consiga manter o website nas melhores condições de usabilidade, dentro das tendências de marketing digital, assim como, para que esteja de acordo com os princípios dos mecanismos de pesquisa, como o Google por exemplo.

A comscore, em seu estudo  The Global Mobile Report, apresenta dados de 14 mercados diferentes(EUA, Canadá, UK, França, Alemanha, Itália, Espanha, Argentina, Brasil, México, China, Índia, Indonésia e Malásia), que demonstram como houve um acréscimo substancial de pessoas que gastam boa parte do seu tempo digital através do ambiente mobile, traz outras informações que fundamentam o argumento do Mobile Only como: ¼ dos usuários só utilizam o ambiente mobile; o uso de determinados tipos de aplicativos fazem com que o tempo de investimento online seja exponencialmente alavancada; o público feminino tendem a ser mais mobile only, entre outras.

Sendo assim podemos dizer que há uma evolução do Mobile First para o Mobile Only, exatamente porque as estratégias de desenvolvimento agora tem como foco somente o mobile, uma vez que a interação em outras telas, desktop, se registra mínima. Muito por causa da evolução quase que natural da usabilidade dos dispositivos móveis no dia a dia do usuário, considerando agora que é exatamente nesse ambiente mobile que ocorre toda a comunicação marketing com o consumidor.

É indispensável a atenção redobrada para esse nicho de usuários móveis que tenderá a crescer naturalmente nos próximos anos, tanto que, já é estrategicamente comum identificar uma reversão do planejamento web. O que antes era fundamentalmente pensado a partir da versão desktop para o mobile, hoje, já se vê o planejamento no mobile para o desktop como algo racionalmente mais lógico, no sentido de evitar possíveis erros e ajustes durante o desenvolvimento do projeto.

mobile-only

 

7 – Qualificação mais aberta

Um fator que também é válido se destacar é a constante exigência de qualificação mais aberta dos profissionais da área de desenvolvimento, a uns anos atrás bastava ter conhecimento em linguagem programação para conseguir desenvolver bons projetos, já hoje em dia o que se observa é uma potencial necessidade de conhecimentos em lógica de programação, estatística e negócios.

Isso não significa necessariamente que o desenvolvedor tem que ser um gestor, mas apenas que ele deve ser um profissional capaz de interagir com outros profissionais de áreas distintas, a ponto de conseguir adaptar e desenvolver os seus projetos de forma mais assertiva para os negócios de uma determinada empresa.

qualificacao-mais-aberta

 

8 – Páginas modulares

Tem sido uma verdadeira ‘mão da roda’ para os desenvolvedores, já que com muito pouco esforço e conhecimento em código, é possível gerar website com design interessante. Com essa tecnologia, tudo o que se faz necessário é escolher o módulo adequado para seu projeto, adicionar o conteúdo do projeto e finalmente, publicar o resultado final em seu website.

Os três fatores que tornam as páginas modulares interessantes são: adaptabilidade às reais necessidades do cliente e do programador; flexibilidade e agilidade na entrega do resultado final. Pode-se dizer que esses são os elementos principais que caracterizam o ano de 2019.

 

9 – Animações

Tendência que já tem ganhado muita força nos últimos anos, e continuará a crescer em 2019 são os elementos animados. Isso porque hoje em dia, para se diferenciar, os websites tendem a ir além do padrão de estruturas, imagens e textos prontos.

Por mais exagerado que possa soar, um simples elemento de animação pode ser fator decisivo para que o usuário consiga entender de uma maneira mais rápida as informações de um website, ao passo que identifica os pontos importantes destacados, ou seja, aquilo que se tem a oferecer e que se deseja que o cliente não deixe passar despercebido.

 

10 – Páginas Seguras e WPO

Isso diz respeito ao carregamento das páginas http, já que, desde 2018 os navegadores começaram a notificar se o website é seguro ou não, ou seja, se possuem o certificado ssl instalado.

Já o WPO, Web Performance Optimization, é uma outra tendência de nível mais técnico que tem crescido substancialmente nos últimos anos, ela diz respeito a velocidade de carregamento do website, sendo assim, um elemento indispensável no planejamento e desenvolvimento do website seria a otimização dele, para que a página carregue num tempo coerente, de preferência no menor tempo possível.

O WPO é importante por dois motivos fundamentais: benefício para o SEO, já que o Google quer necessariamente páginas rápidas; e usabilidade, já que do outro lado da relação, o usuário também tem os mesmo anseios.

pagina-segura-http

 

Nós aqui do Scriptcase continuaremos atentos a todas essas as mudanças no mercado web e iremos cuidadosamente evoluir com nossa ferramenta no mesmo sentido, sob o comando de uma equipe técnica que possui mais de 20 anos de experiência com o mercado web.

Para 2019 continuaremos, principalmente, implementando recursos mobile para que os sistema gerados automaticamente pelo Scriptcase se tornem 100% mobile friendly e também melhorando as ferramentas de BI para relatórios. A integração com APIs e serviços web externos também receberão uma atenção considerável  do nosso desenvolvimento, além de recursos que tragam benefícios em termos de segurança e performance (ainda no primeiro semestre de 2019 vamos atualizar a versão do PHP para 7.3 e receber todos os benefícios nesse sentido).

Caso você ainda não conheça, o  Scriptcase é a melhor e mais eficiente ferramenta de desenvolvimento web baseada em banco de dados do mercado. Um poderoso gerador de códigos PHP para criar sistemas web completos de forma segura e rápida, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Faça o download e venha experimentar essa incrível ferramenta!

https://www.scriptcase.com.br/download/

 

Você pode gostar de…

Learn by Doing – Aprender fazendo!

Learn by doing é uma metodologia  desenvolvida por John Dewey baseada na criação de conheci...

Te pagam pelo seu sistema ou pelo seu código?

Para todos aqueles que desenvolvem sistemas e softwares todos os dias durante o trabalho, você...

Scriptcase e os Web services

Nesta oportunidade estarei explicando como trabalhar com web services dentro do scriptcase, diretame...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.