Quem programa há algum tempo sabe o quanto a conexão com o banco de dados pode facilmente se tornar um problema, a forma de se conectar com o banco de dados varia de acordo com a plataforma e ferramenta de programação que está sendo utilizada, além disso, ela também depende da outra ponta da conexão, o próprio banco de dados. Ferramentas de desenvolvimento e bancos de dados criados pela mesma empresa acabam tendo maior compatibilidade entre si, com isso a conexão ocorre de forma muito mais simples, o problema acontece quando uma ferramenta diferente necessita se conectar a um banco diferente também.

O que ilustra bem o cenário acima é, por exemplo, quem programa utilizando o Visual Studio e precisa se conectar ao banco de dados Sql Server, ambos criados pela empresa Microsoft. Por serem criados pela mesma empresa, a conexão se dá de forma bem simples só que quando uma linguagem, por exemplo, PHP ou Java precisa se conectar a um banco de dados Sql Server é necessário utilizar os famosos drivers e aí os problemas começam a acontecer. Erros de compatibilidade entre versão e até problemas de configuração do driver figuram como principais adversidades na utilização deles, outro problema comum é com relação a segurança.

Analisando esse cenário e principalmente pensando em facilitar a vida do programador é que o ScriptCase conta com uma forma simples de conexão com o banco, utilizando recursos da própria ferramenta a conexão com bancos distintos pode ser feita de forma bem ágil. Na tela de projetos basta escolher qual o banco de dados que será utilizado no projeto, a partir daí basta adicionar as informações de acesso e pronto. Toda a parte de conexão com o banco, incluindo a gestão de segurança dos dados e peculiaridades do banco de dados ficam por conta da ferramenta. Depois do projeto criado, você programador só precisará escolher com qual tabela do banco deseja trabalhar para a partir disso começar a criar as telas e funcionalidades da aplicação WEB que está sendo desenvolvida.

Atualmente o ScriptCase suporta os seguintes banco de dados:

  • Oracle
  • SQL Server
  • Acess
  • DB2
  • SQlite
  • Interbase
  • MySQL
  • Postegresql
  • Firebird
  • Informix
  • Sybase
  • ODBC

banco de dados

Conectar-se com um banco de dados nunca foi tão simples, experimente essa experiência utilizando o ScriptCase. Se você ainda não conhece nossa ferramenta de desenvolvimento WEB acesse agora mesmo a página Curso ONLINE ScriptCase com PHP e comece hoje mesmo a dar seus primeiros passos.

Você pode gostar de…

Como implementar A2F usando desenvolvimento próprio em NodeJS em uma aplicação Scriptcase

No artigo anterior falamos sobre A2F com o Swivel como ferramente externa para integrar nossas aplic...

Botão Estilo Togle IOS e Simulando Botão Run Sem Perder Marcação ao Navegar nas Páginas da Consulta

Nesse 3° artigo vou demonstrar o uso do Botão tipo Toggle estilo IOS em uma consulta e simular o ...

Especialista ou generalista, quem usa melhor o Scriptcase?

Quais são os perfis ideias para aqueles  que desejam aproveitar o melhor que o Scriptcase tem a of...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.