Hoje trazemos um case de sucesso do MANCHE, sistema desenvolvido pelo CINDACTA III – 3º Centro Integrado de Defesa Aérea de Tráfego Aéreo – sediado na cidade de Recife, Pernambuco, o órgão atua no espaço aéreo nordestino e numa vasta área sobre o Oceano Atlântico – das proximidades da costa brasileira ao meridiano 10 w.

Tem como uma de suas peculiaridades a operação ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu. Praticamente todos os voos vindos da América do Sul, com esse destino, cruzam o espaço aéreo sob a tutela do órgão.


DETALHES DOS RESULTADOS

O MANCHE trouxe melhorias substanciais nos processos de trabalhos das equipes, no processo de organização global da organização já que os indicadores organizacionais passaram de 65 para 17, se tornando mais assertivos e estratégicos, além de possibilitar um melhor envolvimento dos chefes no monitoramento de processos.

Os resultados disso podem ser vistos diretos na pesquisa de satisfação dos usuários, já que agora, o feedback retorna índices de satisfação de 98% por parte dos usuário nos quesitos segurança e monitoramento do espaço aéreo espacial.

Outro resultado importante implementado a partir das melhorias do MANCHE foi a compra de 50 tablets para serem usados nas áreas operacionais de responsáveis pelo controle do espaço aéreo, e isso conseguiu ‘eliminar’ toneladas de papéis impressos (manuais e emendas), já que essas publicações passaram a ser digitalizadas. O Fruto concreto disso foi que uma emenda que levava semanas para ser publicada hoje, é feita em 2 minutos.

Houve uma redução tanto no tempo de inserção dos dados dos processo do sistema de 180 dias para 15 dias, quanto na análise crítica dos processos do sistema de 120 para 30 dias.

100% de transparências nos processos, rastreabilidade dos desempenhos e envolvimento dos chefes no monitoramento dos processos organizacionais.

Redução média de 95% dos riscos da falta de controle e de monitoramento dos processos organizacionais e dos riscos da falta de controle de documentação e registros.

Sendo assim, esse sistema MANCHE se configura como uma iniciativa inovadora e bem sucedida, se configurando como a principal e mais importante ferramenta de manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade na organização. As modernizações e melhorias incríveis  e transformadoras no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) não seriam alcançados sem essa iniciativa construida através do Scriptcase.

FonteInformativo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA produzido pela Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/DECEA

Compartilhe este post

Você pode gostar de…

CASE DE SUCESSO: CBMPE

Venha conferir o case de sucesso do CBMPE - Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Atualme...

CASE DE SUCESSO: ECOFIN CORPORATE

Venha conferir o case de sucesso do ECOFIN CORPORATE , uma solução de negócios que se adapt...

CASE DE SUCESSO – IMA

Hoje trazemos um case de sucesso do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária - todas as atividad...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.