BI? Business Intelligence? Inteligência Empresarial? Nesse post você aprenderá sobre o que é, quais seus benefícios, e como funciona. Vamos lá!

 

O que fazer com a grande quantidade de dados gerados por diversos setores da empresa? Será que eles têm mais relevância quando trabalhados segmentadamente por área ou sua junção poderia agregar algum valor? O BI está aí para mostrar o quão valiosos são estes dados e como eles podem ser importantes na assertividade no momento da tomada de decisão.

 

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) consiste em um processo de coleta e análise de dados de diversas fontes com o objetivo de convertê-los em informações relevantes. Este processo envolve a utilização de várias ferramentas, aplicações e metodologias para coleta de dados de sistemas internos e fontes externas para análise e consultas que serão utilizadas na criação de relatórios e painéis (dashboards).

pyramid

Quais os benefícios do BI?

Os benefícios de sua utilização são:

  • Melhor capacidade de análise;
  • Melhor acompanhamento dos processos de negócio;
  • Agilizar a montagem de informações;
  • Possibilitar o uso de indicadores de gestão;
  • Padronizar os acessos aos dados;
  • Padronização de regras de negócio;
  • Diminuição nos ciclos de fechamento, revisão e liberação de informações;
  • Automação de processos de informação.

 

Mas como reunir e tratar tantos dados?

Um sistema de BI pode conter diversas aplicações diferentes e com elas nós reunimos os dados, os tratamos, podemos visualizá-los de diversas maneiras, e até simular situações:

 

bi-componentes

– Databases

  • Toda companhia tem dados, e muitos, vamos tomar como exemplo alguns dados do varejo: estoque, informações de clientes, dados sobre promoções passadas e números de vendas. Estes dados podem estar alocados em diversos bancos de dados distintos.

 

– Data Warehousing

  • O Armazém de dados, ou Data Warehouseing, é uma coleta de dados de diversas fontes em um repositório central de dados, para que assim possamos cruzá-los.

 

– Data Mining (Mineração de Dados)

  • A Mineração de Dados ocorre a partir de um software que analisa uma massa de dados coletando informações sobre padrões de comportamento.

 

– Query Report / AdHoc ( Relatórios Variáveis ) –

  • É um modelo de inteligência de negócio (BI) no qual cada relatório é feito e distribuído para usuários a partir de parâmetros de segurança estabelecidos e determinação de quais objetos estes usuários poderão visualizar. São relatórios personalizados para o time para que o mesmo não precise solicitar, ao pessoal de TI, relatórios completos e com informações desnecessárias.

 

– Reporting ( Relatórios Fixos )

  • Os relatórios são uma condição necessária para partir para análise, e estes relatórios devem tornar um conjunto de dados complexos em dados simples, fáceis e precisos, principalmente através de gráficos. Eles devem incluir dados de histórico para serem monitorados ao longo do tempo; devem possibilitar a capacitação dos usuários com intuito de torná-los especialistas na sua área de negócio; e são utilizados para facilitar a tomada de decisão.

 

– Budgeting / Forecasting / Planning ( Planejamento )

  • Orçamentação, planejamento e previsão são um processo de três passos para a determinação e detalhamento das metas financeiras de longo e curto prazo de uma organização. O Planejamento descreve a direção financeira da empresa e expectativas para os próximos três a cinco anos. Na orçamentação os documentos como o plano global serão executados mês a mês, especificando as despesas. Já a previsão usa históricos dados para prever resultados financeiros para os futuros meses ou anos.

 

– KPI’s ( Key Performance Indicators )

  • São indicadores de acompanhamento que permitem aos gestores mostrar a eficiência, o desempenho, e a importância de processos aos seus liderados. Não podendo ser confuso, um KPI deve sempre direcionar a uma ação clara e bem definida e seu valor deve ser percebido facilmente por todos os colaboradores da empresa.

 

– BPM’s ou CPM’s ( Medidores de Performance )

  • O Business Performance Management (Gerenciador de Performance Empresarial) e o Corporate Performance Management (Gerenciador de Performance Corporativa) são utilizados numa etapa pós-BI. Ambos são um conjunto de análises para monitorar a empresa quanto a seu comportamento perante alguns indicadores, e ambos são unidos a uma estratégia de gestão e acompanhamento.

 

– What-If’s ( Simulações )

  • What-If’s (E Se) são análises interativas (simulações) que permitem a substituição de um valor variável em uma conta / gráfico e observar instantaneamente o efeito desta mudança no valor final, muito comuns no Exel.

 

– Dashboards

  • Exercendo função vital nos processos de BI os Painéis de Acompanhamento são uma ferramenta de visualização de dados que mostram o atual status das métricas e indicadores de performance (KPIs). Permitem uma análise visual de cruzamentos valiosos de dados.

preview-scriptcase-

 

Essas são algumas das aplicações utilizadas em BI, porém algumas outras podem ser adicionadas ou excluídas segundo a necessidade de cada negócio.

 

Estão sendo implementadas novas funções de BI na nova versão Scriptcase 9, venha conferir!

Você pode gostar de…

Quais as vantagens para empresa em adotar uma ferramenta low-code?

Vamos entender como ferramentas low-code se tornaram um elemento facilitador no processo de desenvol...

Gestão Pública orientada para resultados

Um novo modelo de gestão, agora focado no atendimento das necessidades dos cidadãos e em resultado...

SCRIPTCASE: O que é VS O que não é

O que é VS O que não é O que é o ScriptCase? É um ambiente de desenvolvimento rápido com...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.