Macro no Scriptcase é algo parecido a criação de funções na linguagem de programação PHP, nada mais é que uma sequência de comandos previamente configurados pelos nossos desenvolvedores. O Scriptcase possui mais de 150 macros criadas para ajudá-lo a inserir as suas próprias regras de negócios.

Você pode verificar a lista completa de macros neste link

 

Redirecionando de um formulário para uma consulta

Neste exemplo, usaremos ambas as macros para redirecionar de uma aplicação de formulário (usando a tabela “order_detail”) para uma aplicação grid (usando a tabela ‘order_detail’), vamos usar a macro sc_redir para chamar a aplicação grid passando a chave primária como parâmetro para filtrá-la, e vamos a macro sc_apl_conf para alterar a aplicação grid para configurá-la para mostrar um número específico de linhas por página.

A macro sc_redir é comumente utilizada quando há uma necessidade de fazer um redirecionamento de uma aplicação para outra.

A macro sc_apl_conf é usada quando é preciso mudar as propriedades de uma aplicação, por exemplo, abrir um formulário no modo de adição ou alterar o número de linha de uma grid de forma dinâmica.

Inicialmente teremos um botão para redirecionar o usuário final do formulário para a grid, com a chave primária sendo passada como parâmetro (campo orderid).

 

Agora que o botão redirecionamento está feito, temos que configurar o recebimento do parâmetro de redirecionamento na grid, na opção “SQL” do Scriptcase, e faremos uma clausula ‘WHERE’ e declarar a variável com o redir feito no formulário, que foi transformado em uma variável global.

Agora vamos usar a macro sc_apl_conf para forçar a aplicação a exibir apenass um registro por página na grid.

 

No formulário, vamos selecionar um registro, verificar a chave primária, e apertar o botão para redirecionar o detalhe que fizemos.

E no detalhe, nós temos apenas os registros que têm a mesma chave, e usamos a macro sc_apl_conf para configurar a aplicação para mostrar apenas um registro, que será este:

Outro exemplo do uso das macros sc_redir e sc_apl_conf

Ambas as macros sc_redir e sc_apl_conf têm outras características além daquelas que já mencionamos anteriormente. Podemos usar a macro sc_redir redirecionada de uma aplicação para um site também. Por exemplo:

E podemos usar a macro sc_apl_conf para iniciar um formulário de aplicação já no modo de inserção (novo), usando-o no evento OnApplicationInit.

 

 

Saiba mais sobre este e outros recursos que o Scriptcase oferece. Você já conhece o Scriptcase? Baixe agora a versão gratuita da nossa ferramenta e descubra um mundo de novas possibilidades.

 

Você está pronto? Aproveite o Scriptcase hoje.

Aproveite a melhor e mais eficiente ferramenta de desenvolvimento web baseado em banco de dados. Um poderoso gerador PHP para desenvolver sistemas completos de forma segura e rápida, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Teste online Baixe e teste por 20 dias

 

Você pode gostar de…

Implementando reCAPTCHA do Google no Scriptcase

Aprenda a implementar o reCAPTCHA, a API do Google para o famoso "EU NÃO SOU ROBÔ", no Scriptcase....

O que é RAD, Framework, IDE – conceitos e aplicabilidade

O que são RAD, Frameworks e IDE? Entenda a Diferença entre elas e como podemos utilizá-las para o...

Tendências de desenvolvimento web para 2017

Você verá neste post tendências para 2017 em Web Design, no meio Digital e em Desenvolvimento. Me...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.