30% OFF para compra e renovaçãoComprar agora

Quando se trabalha com grandes projetos de desenvolvimento é necessário que os arquivos referente a entrega sejam fechados e posteriormente publicado, isso significa que houve o versionamento de uma aplicação. Em linhas gerais, toda vez que há um processo de build e deploy realizado com sucesso uma nova versão da aplicação é disponibilizada.

O versionamento de uma aplicação tem como foco principal documentar as inclusões, alterações ou até mesmo exclusões de funcionalidades. Com ela é possível saber exatamente quando uma determina funcionalidade foi ao ar e mais do que isso, é possível resgatar uma versão anterior em caso de erros durante o processo de publicação.

Ter uma aplicação versionada significa dar muito mais segurança a quem a utiliza, quem trabalha com programação provavelmente já passou por uma situação onde erros começam a ocorrer logo após a publicação em ambiente de produção. Para que não haja nenhum tipo de prejuízo ou ônus a versão anterior é rapidamente colocada no ar novamente.

Mesmo em projetos menores, o versionamento é essencial. Quando trabalhamos com essa ideia percebemos que o ganho de se implementar uma solução de versionamento é muito grande e justifica qualquer tipo de esforço extra que possa ser gerado.

versionamento-aplicacao

Cada ferramenta de desenvolvimento trata o versionamento de uma forma, por conta disso é importante ler a documentação da ferramenta utilizada para se trabalhar o versionamento com exatidão. Novamente reforçamos, o esforço durante o processo de desenvolvimento para a realização do versionamento se justifica nos casos mais emergenciais.

Você pode gostar de…

Usando Biblioteca Externa para montar DataGrids em formulários e Report PDF

Nesse artigo vamos apresentar uma classe externa em php desenvolvida exclusivamente para usar com Sc...

LESS CSS – O que é e como Otimizar seu CSS

O LESS CSS foi criado para otimizar o código CSS e sua tradução é MENOS CSS. Essa ferramenta ...

Frameworks – o que são e como utilizá-los

Frameworks em poucas palavras são um esqueleto / estrutura, um quadro genérico e "recarregável" ...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.

Usaremos as informações fornecidas para lhe enviar newsletter e ofertas especiais por email. Você pode cancelar a inscrição quando quiser, clicando em um link no rodapé de qualquer e-mail que receber de nós, ou entrando em contato conosco pelo e-mail sales@scriptcase.net. Saiba mais sobre nossa Polícia de Privacidade.