OFERTAS ESPECIAIS DE 25 % OFF para compra e renovação!

Quando se trabalha com grandes projetos de desenvolvimento é necessário que os arquivos referente a entrega sejam fechados e posteriormente publicado, isso significa que houve o versionamento de uma aplicação. Em linhas gerais, toda vez que há um processo de build e deploy realizado com sucesso uma nova versão da aplicação é disponibilizada.

O versionamento de uma aplicação tem como foco principal documentar as inclusões, alterações ou até mesmo exclusões de funcionalidades. Com ela é possível saber exatamente quando uma determina funcionalidade foi ao ar e mais do que isso, é possível resgatar uma versão anterior em caso de erros durante o processo de publicação.

Ter uma aplicação versionada significa dar muito mais segurança a quem a utiliza, quem trabalha com programação provavelmente já passou por uma situação onde erros começam a ocorrer logo após a publicação em ambiente de produção. Para que não haja nenhum tipo de prejuízo ou ônus a versão anterior é rapidamente colocada no ar novamente.

Mesmo em projetos menores, o versionamento é essencial. Quando trabalhamos com essa ideia percebemos que o ganho de se implementar uma solução de versionamento é muito grande e justifica qualquer tipo de esforço extra que possa ser gerado.

versionamento-aplicacao

Cada ferramenta de desenvolvimento trata o versionamento de uma forma, por conta disso é importante ler a documentação da ferramenta utilizada para se trabalhar o versionamento com exatidão. Novamente reforçamos, o esforço durante o processo de desenvolvimento para a realização do versionamento se justifica nos casos mais emergenciais.

Você pode gostar de…

Criando um Site Gerenciável com Habemus e Scriptcase – Parte II

Olá pessoal, tudo bem ? Hoje vamos dar continuidade ao post anterior "Criando um Site Gerenciáv...

Deep Data Perspective – Modelos e Processos de Negócios

Ouça o podcast e aprenda a reconhecer os processos e modelos de negócios da Deep Data Perspective ...

Criando um Site Gerenciável com Habemus e Scriptcase – Parte I

Criando um site gerenciável com Habemus e Scriptcase. Hoje iremos tirar o site do Habemus colocar n...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.